Educação Infantil
Diferentemente do que ocorria no passado, escolher uma escola para o filho é uma difícil tarefa. Atualmente, há maior oferta de escolas, diferentes métodos pedagógicos, há indefinições em relação ao mercado de trabalho futuro e incertezas quanto às habilidades das crianças e jovens.
Estes motivos causam insegurança nos pais que, na falta de informações mais precisas a respeito do que deve constituir uma boa educação, acabam por optar por um ensino semelhante ao que tiveram ou que proporcione, justamente, o que não tiveram (notadamente cursos complementares como: idiomas estrangeiros, esportes, informática etc.)..
Mas quais parâmetros devem guiar os pais na busca de uma boa escola? Os fins é que justificarão os meios, ou seja, o que desejo para o meu filho no futuro deve orientar a minha escolha no presente. Tendo em vista, então, as necessidades do mundo atual e que já configuram as necessidades do futuro, a boa escola e os bons professores devem oferecer condições para que a criança e o jovem atuem com segurança e formação diante desse mundo.
Nesse sentido, o modelo atual de profissional, de cidadão, de ser humano enfim..., pressupõe uma série de requisitos cuja existência só é possível se pensarmos em uma formação escolar que proporcione o desenvolvimento integral do aluno em três campos principais: no campo da inteligência, do movimento e da ética.
E como se dá a educação desses três fatores? No Colégio Escalada, o desenvolvimento da inteligência, por exemplo, é fruto de uma rica estimulação, nos momentos corretos. Com um espírito de alegria e confiança, utilizamos metodologias que incentivam a curiosidade, a pesquisa e o desejo de conhecimento, proporcionando, assim, um rico ambiente cultural. Trabalhamos o raciocínio, o pensamento estruturado, analítico e crítico, munindo os alunos de condições para interagir em um mundo que exige boa formação cultural e capacidade de crítica e de aprendizado rápido e constante.
O desenvolvimento da inteligência é moldado e enriquecido pelo desenvolvimento da motricidade, do movimento. Motricidade e inteligência andam juntas e beneficiam-se mutuamente. Para tanto, contamos com espaços amplos para atividades livres e dirigidas, proporcionando um adequado desenvolvimento motor.
Por último e provavelmente o fator mais importante, temos o desenvolvimento ético. A cidadania começa por uma educação (escolar e familiar) que gere virtudes correspondentes: a sinceridade, a integridade de caráter, a generosidade, a solidariedade, o espírito de trabalho, o desejo de perfeição... Virtudes que elevam as potencialidades humanas ao grau máximo do Bem, proporcionando uma vida individual moralmente rica e uma vida em sociedade mais harmônica e responsável. Tal formação ética dá-se fundamentalmente por meio do exemplo dos profissionais de educação, principalmente pela promoção de um ambiente onde imperam o respeito, a amizade, o compartilhar e, acima de tudo, a alegria e o amor pelo que se faz. Podem parecer valores simples e até mesmo há quem pense que são irrelevantes... entretanto, constituem, na verdade, valores determinantes para a formação do caráter.
Finalmente, uma escola que ofereça um trabalho de desenvolvimento integral só é possível com a cobrança e participação efetiva dos pais. Nesse sentido, o Colégio Escalada incentiva a presença dos pais na escola: opinando, contribuindo com sugestões, avaliando... Tal presença não é meramente opcional, mas fundamental para uma educação de qualidade. Somente os pais podem garantir uma educação que verdadeiramente prepare para o futuro.