O Colégio Escalada surgiu em 2000, fruto de um sonho da psicóloga e pedagoga Maria Aparecida D'Angelo Silva. Como mãe, Maria Aparecida percebia as dificuldades que ela e outras mães enfrentavam na hora de escolher uma boa escola para seus filhos. Assim nasceu o seu sonho de construir uma escola confiável, segura e dotada de um sólido projeto pedagógico, na qual o amor ao ensino e à formação em todas as áreas do ser humano fossem as bases fundamentais.
A primeira ação concreta foi a busca por um espaço ideal: amplo, arejado, aconchegante e com uma área verde (requisito importantíssimo!). Depois de muita procura, o imóvel foi encontrado no bairro da Água Fria. As reformas começaram, mas a estrutura manteve o tom familiar (um jeitinho de casa mesmo), assim as crianças poderiam se sentir mais à vontade em um ambiente semelhante ao lar!
Seguindo seus princípios, Maria Aparecida investiu na contratação de equipe especializada para implementar um ensino moderno, arrojado, bastante diferente das escolas tradicionais da região. O projeto educativo baseou-se no modelo espanhol sugerido pela L.O.G.S.E. As pesquisas espanholas da área de educação que desencadearam o processo de mudança de ensino daquele país são das mais completas no mundo atual, apresentando subsídios de estudos norte-americanos, franceses e japoneses.
No final de 1999, a escola foi oficialmente inaugurada e, em 2000, recebeu seus primeiros alunos de Educação Infantil.
Assim, o Colégio Escalada desenvolveu um projeto pedagógico que busca a formação de indivíduos criativos, autônomos, críticos e capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Para atingir esse fim, os alunos do Escalada crescem em um ambiente de amor ao saber e ao conhecimento, envolvidos também por uma cultura de valores e virtudes.
O Colégio Escalada foi crescendo gradualmente: inicialmente apenas com a Educação Infantil e, desde 2004, contando também com o Ensino Fundamental I.